Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Comanthera floccosa (Moldenke) L.R.Parra & Giul. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-01-2014

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Herbácea endêmica da região da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, ocorre nos biomas Cerrado e Caatinga em Campos Rupestres (Giulietti et al., 2009; 2013), formando touceiras em solo arenoso (CNCFlora, 2013). Tem EOO menor que 5.000 km², AOO inferior a 500 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. Suspeita-se que a espécie esteja sob influência da perda de qualidade do hábitat, mesmo que ocorra nos limites e arredores do Parque Nacional da Chapada Diamantina (CNCFlora, 2013), em consequência dos incêndios de origem antrópica, da agricultura e pecuária (Schober, 2002; Santos et al., 2008) e do turismo desordenado na região (MMA/ICMBio, 2007).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Comanthera floccosa (Moldenke) L.R.Parra & Giul.;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Syngonanthus floccosus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Taxon 59(4): 1144. 2010.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado da Bahia (Giulietti et al., 2013), no município de Gentio do Ouro, na Gameleira Assuruá, a uma altitude de 753 m (L.A. Echternacht et al. 2005) e na vila de Santo Inácio, na Serra do Açuruá (Giulietti et al., 2009), em uma altitude de 500 m (R.M. Harley 19042).

Ecologia

Erva de ocorrência nos Domínios Fitogeográficos Cerrado e Caatinga. Coletada em regiões de Campos Rupestres, sobre solo arenoso branco (Giulietti et al., 2009). Encontrada formando touceiras na areia (L.A. Echternacht 2005).

Reprodução

Erva monoica encontrada com flores em fevereiro (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

2.1.3 Agro-industry farming
Incidência regional
Severidade very high
Detalhes A espécie ocorre em localidades do semi-árido do estado da Bahia, onde as áreas agrícolas são atividades econômicas muito comuns, com predominância das grandes propriedades para a produção de cana de açúcar em regime irrigado (Santos et al., 2008). A espécie ocorre também na Caatinga, onde o uso agrícola tem modificado a vegetação e trouxe práticas desordenadas, como desmatamento e queimada (Schober, 2002).

2.3.2 Small-holder grazing, ranching or farming
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O município de Gentio do Ouro tem uma das maiores populações bovinas da região (cerca de 32 mil cabeças de gado) (artigo cooperativas dos empreendedores rurais). A espécie ocorre também na Caatinga que também é utilizada para a pecuária, onde o superpastoreio de ovinos, caprinos, bovinos e outros herbívoros tem modificado a vegetação (Schober, 2002).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: needed
Observações: Necessidade de implantação de uma reserva na Serra do Açuruá, pelo endemismo da espécie nesta região e pelas pressões antrópicas existentes no local.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- MMA/ICMBio. 2007. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Chapada Diamantina – Versão Preliminar. Dsiponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/parna_chapada_diamantina.pdf>. Acesso em 03 setembro de 2013.

- Santos, C.F.; Rio Filho, J.N.V.; Sousa, G.B.G. 2008. O semi-árido baiano e o agronegócio dos “biocombustíveis”: problematizando a região de Irecê-BA (primeiras aproximações). Revista Pegada, 9 (2):1-17.

- Schober, J. 2002. Preservação e uso racional do único bioma exclusivamente nacional. Ciência e Cultura, 54 (2): 6-7.

Como citar

CNCFlora. Comanthera floccosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Comanthera floccosa>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 10/11/2014 - 15:10:21